segunda-feira, 20 de junho de 2011

Sugestão de Site: NEMAPLEX

O NEMAPLEX (The Nematode-Plant Expert Information System) é um site muito interessante desenvolvido e atualizado periodicamente pelo professor Howard Ferris (University of California, Davis). Trata-se de uma enciclopédia virtual sobre nematoides fitoparasitas e de vida livre.

O site trata da nematologia geral, abrangendo os conceitos e terminologias da área, além de tópicos específicos sobre biologia, taxonomia e ecologia de nematoides, metodologias de amostragem e análise laboratorial, além de manejo de fitonematoides. É possível encontrar a descrição de grande número de gêneros, com a posição taxonômica, hábito alimentar, ciclo de vida e, para os fitonematoides, importância econômica, danos, distribuição, hospedeiros, manejo, etc. Tudo seguido de fotos e ilustrações de suas estruturas.

Para os estudiosos de nematoides bioindicadores, o site apresenta grande quantidade de material básico e planilhas para cálculos de diversos índices e para análise da cadeia trófica, com a classificação de guildas funcionais e perfil faunal. Lembrando que o Professor H. Ferris foi, e ainda é, um dos responsáveis pelo desenvolvimento de grande parte das técnicas de classificação e análise de comunidades de nematoides  do solo para avaliação da sustentabilidade de ecossistemas.

Existe ainda uma seleção de livros e revistas em Nematologia, bem como grupos de pesquisa e instituições em todo o mundo. Além disso, os artigos publicados e as apresentações do Professor H. Ferris estão disponíveis para download gratuitamente. 


Quem se interessar basta acessar: http://plpnemweb.ucdavis.edu/nemaplex/index.htm

Compensa dar uma olhada no site, mas é necessário certo tempo para poder explorá-lo de forma satisfatória, pois tem bastante informação, principalmente básica nas diversas áreas da Nematologia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário