quinta-feira, 23 de junho de 2011

Mensuração da diversidade de nematoides em ecossistemas


Quando se avalia comunidades de nematoides ocorrem diversos taxa (geralmente a nível de gêneros ou famílias) em variadas proporções. Dessa forma é importante se valer de ferramentas para se poder mensurar a diversidade em um único valor dependendo da finalidade do estudo, para comparação entre ecossistemas, por exemplo.

Entre essas ferramentas está a utilização de índices matemáticos, que podem ser utilizados para qualquer análise de diversidade e que são recorrentes em estudos ecológicos.

Com base no número de indivíduos identificados (N), no número de taxa identificados (S) e na proporção de indivíduos no n táxon (p), pode-se calcular os índices listados na figura. Embora geralmente se utilize para esses cálculos loge, alguns pesquisadores optam pela utilização de log2.

O Índice de Shannon-Weaver (H’) é comumente usado para avaliar a diversidade, mas como pode ser dominado pelos taxa mais abundantes ou pelo número total de taxa, tanto a semelhança (J’) quanto a riqueza (SR) muitas vezes são calculadas. O índice de Simpson (Ds) pode ser usado para avaliar a dominância e a sua transformação em loge oferece uma medida alternativa da diversidade (H2).

Entretanto, deve-se tomar cuidado ao comparar valores de índices entre estudos. Além de diferenças no cálculo, outros fatores afetam os índices, como textura do solo, modelos sazonais (como juvenis infectivos migratórios de Heteroderidae), tipo de vegetação e rotação, predação e microsítios (amostras na linha ou entrelinha, por exemplo). Assim, ao se comparar valores desses índices entre estudos uma análise criteriosa da metodologia empregada e das condições do trabalho deve ser realizada.

Outra ferramenta para mensuração de comunidades é a similaridade, o que permite uma comparação entre comunidades de dois ecossistemas. Um dos índices mais utilizados para mensuração da diversidade de comunidades é o Índice de Morisita, baseado no Índice de Dominância de Simpson (Ds), necessitando do cálculo de dois índices.

O primeiro é o coeficiente da comunidade (CC), dado pela fórmula na figura. Esse coeficiente não considera a abundância relativa dos taxa e é mais usual quando o interesse principal a presença ou ausência de certo táxon.

Para calcular o segundo índice, o percentual de similaridade (PS), primeiramente os dados de abundância de cada taxa deve ser expresso em porcentagem. Então se adiciona a menor percentagem de cada taxa que as comunidades têm em comum, ou seja, não considera a abundância relativa dos taxa em cada comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário