sábado, 18 de junho de 2011

Amostragem de nematoides


 Embora seja uma tarefa relativamente simples, a coleta de material para diagnose de nematoides em uma área é um ponto crucial no processo de manejo de nematoides e deve-se ter uma atenção especial. Devido à forma de distribuição dos nematoides a campo, existem especificidades quanto à metodologia empregada na amostragem, bem como no armazenamento e transporte das amostras para as análises laboratoriais.

A época ideal para a amostragem é o período em que a cultura esteja em pleno desenvolvimento, tendo sido indicado o período de florescimento, embora coletas durante a colheita ou logo após a colheita também possam ser realizadas, desde que ainda hajam raízes vivas no solo. As coletas devem abranger tanto solo da rizosfera quanto raízes, principalmente as raízes mais finas (radicelas). 

Áreas que apresentem plantas com desenvolvimento reduzido (em reboleiras e manchas), evitando-se aquelas plantas com desenvolvimento extremamente reduzido. As coletas, no geral, devem ser realizadas até 20 ou 30 cm ou em profundidades maiores o objetivo seja avaliar alguns nematoides específicos. É interessante que também sejam feitas amostragens nas áreas fora das reboleiras, mesmo que as plantas não apresentem sintomas indicativos da ocorrência de nematoides.

O número de amostras é variável, mas recomenda-se um mínimo de 15 amostras por hectare em áreas homogêneas quanto às características do solo. Caso a área seja muito grande, o ideal é que seja dividida em talhões, mesmo que haja homogeneidade quanto às características edáficas e de cultivo. coletadas em “zigue-zague”.

 
A quantidade de solo ideal é em torno de 1 kg por amostra (composta). Deve-se evitar coletar solos encharcados ou ressecados e nunca se deve adicionar água às amostras, durante o processo de amostragem ou após este.

No caso das raízes, deve-se coletar cerca de 200 g de raízes da cultura e, quando se coletar raízes de plantas daninhas, estas devem ser identificadas e enviadas separadamente. No caso de culturas anuais, a retirada de duas ou três plantas inteiras (mantendo o solo ao seu redor) pode ser feita. No caso de culturas arbóreas, deve-se coletar na projeção da copa, onde ocorram raízes novas e mais finas.

Após a coleta, as amostras devem ser devidamente identificadas e acondicionadas em sacos plásticos resistentes e enviadas o mais rápido possível ao laboratório, de preferência em caixas de isopor. As amostras devem ser mantidas a temperatura de cerca de 15oC e nunca devem ser expostas á luz direta.


Para maiores informações consulte:
Abawi, G. S.; Gugino, B. K. 2007. Soil sampling for plant-parasitic nematode assessment. Geneva, NY: University, New York State Agricultural Experiment Station. 3pp.

Ferris, H. Sampling and monitoring nematode populations and communities. In: NEMAPLEX, University of California, Davis.
 
Goulart, A. M. C. 2009. Coletas de amostras para análise de nematoides: recomendações gerais. Planaltina, DF: Embrapa Cerrados (Documentos 255). 29pp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário