sexta-feira, 1 de julho de 2011

Aplicações do Índice de Maturidade (MI)

MI como indicador de enriquecimento

As espécies de nematoides oportunistas aumentam, em número, mais rapidamente que as espécies persistentes em resposta ao aumento na atividade microbiana causada pela adição de matéria orgânica. Em ecossistemas agrícolas, o MI é usado para diferenciar manejos de lavoura. A freqüência de perturbação do solo está inversamente relacionada à magnitude do MI, mas positivamente correlacionada com o PPI.

O enriquecimento do solo estimula a atividade microbiana e sua subseqüente sucessão, que é refletida em uma redução inicial no MI seguido pelo seu aumento gradual. O enriquecimento também aumenta a capacidade de transporte das plantas para os fitoparasitas, resultando em níveis mais altos do PPI. PPI, MI e a proporção dos dois são medidas valiosas para avaliar o estado do ecossistema.

Ettema e Bongers (1993) verificaram que o aumento no números de nematoides com valor c-p 1 foi evidente quatro dias depois que esterco bovino foi adicionado ao solo, ficando dominantes na comunidade depois de duas ou três semanas. Durante as semanas seguintes, nematoides c-p 1 diminuíram e as espécies c-p 2 passaram a ser dominantes.

MI como indicador de estresse ambiental e poluição


A poluição induz a uma mudança na estrutura de comunidades em direção à dominância por espécies oportunistas. Para nematoides, o MI diminui em conseqüência do desaparecimento dos taxa que são mais altos na escala c-p. Esses taxa, compostos principalmente de predadores e onívoros, desempenham importante papel de regulação na cadeia alimentar do solo.

Sob condições de luz para moderar a poluição, a abundância de espécies sensíveis é reduzida, ao passo que a abundância das espécies tolerantes não é afetada ou, até mesmo, pode aumentar. Contudo, até as espécies tolerantes diminuem em condições muito poluídas, por causa de efeitos tóxicos ou devido à redução na atividade microbiana.
 
Dois tipos de nematoides oportunistas podem ser distinguidos: os oportunistas de enriquecimento e os oportunistas gerais. Os oportunistas de enriquecimento colonizam em condições de enriquecimento e são classificados como c-p 1, enquanto os oportunistas gerais são classificados como c-p 2.

 A resposta dos oportunistas ao enriquecimento sugere cálculos alternativos do MI. Uma omissão dos oportunistas de enriquecimento (c-p 1), se o MI é uma medida da poluição/estresse induzido em condições enriquecidas, apresenta-se como uma medida mais confiável.

Há várias explicações possíveis sobre porque os nematoides persistentes são mais sensíveis à poluição que os colonizadores, entre elas: efeitos cumulativos em espécies duradouras, alta variabilidade genética dos oportunistas que aceleram a seleção de genótipos tolerantes e recuperação rápida dos oportunistas durante as flutuações em concentração de estresse. Além do mais, a toxicidade aguda é altamente correlacionada com avaliação de c-p, sugerindo que o efeito de poluentes não afeta apenas o potencial reprodutivo.

Para maiores informações, consulte:

  • Bongers, T., Ferris, H. 1999. Nematode community structure as a bioindicator in environmental monitoring. Trends in Ecology and Evolution. 4:224-228. 

  • Ettema, C.H., Bongers, T. 1993. Characterization of nematode colonization and succession in disturbed soil using the Maturity Index. Biology and Fertility Soils. 16:79-85.  

  • Yeates, G.W., Bongers, T. 1999. Nematode diversity in agroecosystems. Agriculture, Ecosystems an Environment. 74:113-135.

Fotos retiradas de: Science Photo Library

3 comentários:

  1. Parabéns pelo seu belo trabalho.
    Grande abraço,

    Adriana França Figueira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Adriana, que bom que gostou. Agora estou retomando as atividades do blog...espero as críticas e sugestões para melhorá-lo, ok?! Abraço

      Excluir
  2. Oi Giovani muito bom o seu blog. Adoreii.

    ResponderExcluir