quinta-feira, 14 de julho de 2011

Valores de k para caracterização da cadeia alimentar do solo

Como foi descrito no último post (12/07/2011), para a avaliação da cadeia alimentar do solo, Ferris et al. (2001) propuseram novos índices baseados em determinadas "guildas funcionais". Os estudos baseiam-se no cálculo dos índices de estrutura (SI), enriquecimento (EI), basal (BI) e canal (CI). Para o cálculo dos índices de estrutura, enriquecimento e basal é necessário conhecer os componentes (s, e, b) baseados na abundância das guildas (n) e seus pesos específicos (k). É importante lembrar que para cada índice a ser calculado considera-se apenas algumas guildas.

Esses valores de k foram fornecidos no mesmo estudo de Ferris et al. (2001), como mostrado na figura abaixo. São atribuídos pesos maiores (k = 3,2) ao nematoides bacteriófagos com valor cp 1 no índice de Enriquecimento, pois esse grupo trófico responde rapidamente a incrementos na fertilidade de solos, com resíduos com baixa relaçao C/N.

No mesmo sentido, para o cálculo do índice de Estrutura, atribui-se pesos maiores para os grupos tróficos com valores cp 4 (k = 3,2) e 5 (k = 5,0), que são os nematoides mais sensíveis a distúrbios, característicos de ecossistemas estáveis e maduros. Esses valores cp foram relacionados no trabalho de Bongers (1990), de acordo com as famílias de nematoides, sendo exatamente os mesmos valores utilizados para o cálculo do indice de Maturidade (MI), já tratado em outro post neste blog.


Na figura, as letras E, B e M representam as guildas relacionadas a ecossistemas enriquecidos, basais (todos ambientes) e maduros, respectivamente.


Para maiores informações, consulte:
  • Bongers, T. 1990. The maturity index: an ecological measure of environmental disturbance based on nematode species composition. Oceologia. 83: 14-19.
  • Ferris, H., Bongers, T., De Goede, R.G.M. 2001. A framework for soil web diagnostics: extension of the nematode fauna analysis concept. Applied Soil Ecology. 18: 13-29.

Nenhum comentário:

Postar um comentário