terça-feira, 12 de julho de 2011

Nematoides na avaliação da cadeia alimentar no solo


Ferris et al. (2001) apresentaram uma proposta de utilização de novos índices para caracterizar comunidades de nematoides, com base na presença e abundância de determinadas “guildas”, que podem ser consideradas importantes indicadoras da condição ecológica do solo, especialmente com relação a cadeias alimentares. No caso de nematoides, uma “guilda funcional” é um conjunto de grupos taxonômicos com o mesmo hábito alimentar e com a mesma função na cadeia alimentar. 

Além disso, cada “guilda funcional” reúne nematoides que apresentam o mesmo valor c-p, de 1 a 5. Os autores apresentaram três condições de cadeias alimentares e identificaram as “guildas funcionais” de nematoides associadas, as quais são indicadoras da condição da cadeia alimentar no solo.

Foi descrita como basal a cadeia alimentar que foi reduzida em função do estresse, incluindo limitações de recursos, condições ambientais adversas ou contaminação recente. Como estruturada a cadeia alimentar na qual os recursos são mais abundantes ou onde a recuperação de estresse está ocorrendo. Uma cadeia alimentar torna-se enriquecida quando ocorre perturbação ou distúrbio e os recursos tornam-se disponíveis por causa da mortalidade de organismos, alterações no ecossistema ou por mudanças ambientais favoráveis.
Dessa forma, calcula-se o Índice de Estrutura (SI), o Índice de Enriquecimento (EI), e o Índice Basal (BI), segundo as fórmulas na figura, em que  e, s e b são as abundâncias de nematoides de guildas que representam enriquecimento, estrutura e condição basal, respectivamente. 

Assim, as guildas que representam enriquecimento são: bacteriófagos com valor c-p igual a 1 (Ba1)  e micófagos com valor c-p igual a 2 (Fu2). As guildas que representam estrutura são: bacteriófagos com valor c-p entre 3 e 5 (Ba3, Ba4 e Ba5), micófagos com valor c-p entre 3 e 5 (Fu3, Fu4 e Fu5), onívoros com valor c-p entre 3 e 5 (Om3, Om4 e Om5) e predadores (carnívoros) com valor c-p entre 2 e 5 (Ca2, Ca3, Ca4 e Ca5). As guildas que representam condição basal são: bacteriófagos com valor c-p 2 (Ba2) e micófagos com valor c-p 2 (Fu2). Esses componentes são calculados com base na abundância das “guildas” respectivas (n) e seus pesos específicos (k).

Além disso, foi proposto o Índice Canal (CI), que representa  a via de decomposição predominante de matéria orgânica na cadeia alimentar do solo.

Para maiores informações, consulte:
  • Ferris, H., Bongers, T., De Goede, R.G.M. 2001. A framework for sol food web diagnostics: extension of the nematode fauna analysis concept. Applied Soil Ecology. 18: 13-29.

Nenhum comentário:

Postar um comentário