domingo, 4 de março de 2012

Os fitonematoides são favorecidos pelo Plantio Direto?

O Sistema de Semeadura Direta, mais conhecido simplesmente como plantio direto surgiu no Brasil na década de 1970 e se baseia na eliminação do revolvimento do solo, havendo preparo apenas na linha de plantio. Além disso, a formação e manutenção da palhada em decomposição na superfície do solo é outro fundamento desse sistema de manejo.

Tem sido relatado que as populações de nematoides fitoparasitas podem ser favorecidas em áreas manejadas em plantio direto, mas essa questão ainda não foi bem definida. Sistemas de preparo convencional do solo que envolvem o revolvimento são até indicados como medidas de manejo dos nematoides.

Isso acontece porque ocorre uma perda acentuada da umidade na camada revolvida pelo implemento agrícola. Já em áreas sob plantio direto a umidade do solo tende a se manter por mais tempo devido ä palhada na superfície. A palhada também mantém a temperatura em ima faixa mais constante. Assim, o Sistema de Semeadura Direta poderia favorecer a ocorrência de nematoide fitoparasitas.

Entretanto, essas condições favorecem uma maior atividade biológica e, consequentemente, a ocorrência, estabelecimento e desenvolvimento de diversos organismos antagonistas aos nematoides. Devido a essas condições favoráveis, principalmente de umidade, os nematoides tendem a não desenvolver alterações se sobrevivência (como o estádio duerlarvae). Com isso, na ausência de um hospedeiro, os juvenis acabam utilizando suas reservas nutricionais antes do plantio da cultura hospedeira.

Além disso, um fator extremamente importante a ser considerado é que o Sistema de Semeadura Direta envolve, além da eliminação do revolvimento e da manutenção a palhada, a rotação de culturas e utilização de adubos verdes. Assim, um sistema de plantio direto que siga corretamente seus princípios por si só é uma medida de manejo de fitonematoides. Existem diversos estudos relacionados a cultivos que podem ser utilizados em rotação e que apresentam redução na população de certos nematoides fitoparasitas.

Assim, um Sistema de Semeadura Direta realizado de forma adequada e seguindo todos os pilares desse sistema pode reduzir as populações de nematoides fitoparasitas e ser incluída em um sistema de manejo integrado de nematoides. O grande problema é que muitas áreas manejadas sem o revolvimento do solo não seguem todos os parâmetros para ser considerada sob um Sistema de Semeadura Direta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário