sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Importância dos nematoides em processos ecológicos do solo


As funções ecológicas dos nematoides no solo incluem a decomposição de matéria orgânica, a mineralização de nutrientes, a degradação de toxinas e a regulação da população de micro-organismos, podendo estimular o desenvolvimento de plantas.

Em cadeias alimentares, alguns consumidores como os nematoides podem ser relativamente pouco importantes para o fluxo de energia com base na respiração, porém podem realizar um papel importante como reguladores das taxas ou velocidades de caertas reações e transformações. As dinâmicas populacionais de nematoides fungívoros e bacteriófagos (= microbiófagos) tendem a se sincronizar com aquelas dos micro-organismos dos quais esses nematoides se alimentam, o que afeta os processos desempenhados por esses micro-organismos.

Isso ocorre porque os nematoides desempenham os seguintes papéis:
  • nematoides transportam micro-organismos para microhabitats do solo que contêm mais e melhores recursos ou fontes de alimento, promovendo assim o aumento no crescimento microbiano; 
  • nematoides fornecem excretas e alimento parcialmente digerido como fonte de energia para micro-organismos; 
  •  nematoides fungívoros ingerem hifas senescentes, removendo metabólitos secundários responsáveis pela inibição do crescimento fúngico e; 
  • nematoides microbiófagos, quando presentes em populações não muito altas, aceleram o crescimento microbiano.

A aceleração do crescimento microbiano, decorrente da alimentação de nematoides em nível ótimo, ocorre por meio da manutenção de micro-organismos (bactérias) na fase logarítmica de crescimento populacional,e promove um maior crescimento microbiano, como resposta compensatória a essa alimentação.

Quando nematoides microbiófagos são muito abundantes, sua alimentação pode prejudicar o crescimento das populações microbianas, mas essa situação é considerada de ocorrência pouco provável . Por exemplo, cerca de 30% das bactérias ingeridas por nematoides não são digeridas e assimiladas, permanecendo vivas após a excreção.

Outra importante função dos nematoides no solo está relacionada à redistribuição de recursos, de forma mais assimilável para outros consumidores, estimulando populações de certos micro-organismos. Até 40% do carbono ingerido por nematoides bacteriófagos é liberado pela cutícula na forma de CO2, que retorna à atmosfera e é disponibilizado para a fotossíntese e o nitrogênio é excretado na forma de amônia, disponível para as plantas e para a população bacteriana no solo.

Além dos nematoides microbiófagos, o grupo dos predadores regula a mineralização de nutrientes alimentando-se de pequenos animais no solo, inclusive nematoides microbiófagos, constituindo, portanto, um grupo pelo qual os recursos passam para níveis tróficos superiores na cadeia alimentar.

Para maiores informações, consulte:

  • BONGERS, T.; FERRIS, H. Nematode community structure as a bioindicator in evironmental monitoring. Trends in Ecology and Evolution. 1999.
  • FERRIS, H. Contribution of nematodes to the structure and function of the soil food web. Journal of Nematology. 2010.
  • FU, S.; FERRIS, H.; BROWN, D.; YEATES, G.W. Does the positive effect of nematodes on the biomass and activity of their bacteria prey vary with nematodes species and population size? Soil Biology and Biochemistry. 2005.
  • GOULART, A.M.C. Diversidade de nematoides em agroecossitemas e ecossistemas naturais. Planaltina: Embrapa Cerrados. 2007.

8 comentários:

  1. Ótimo texto, me ajudou no meu trabalho de biologia! (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que o texto tenha te ajudado no trabalho. Agora também estou disponibilizando minhas apresentações no SlideShare (http://www.slideshare.net/giovaniarieira). Bons estudos e continue participando!

      Excluir
    2. só gostaria que o senhor disponibiliza-se os nomes das micrografias , e se posso usa-las como referencia para o meu trabalho ....

      Excluir
  2. Agradeço a clareza na apresentação 💎

    ResponderExcluir