quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Nematoides predadores

Entre os inúmeros nematoides que ocorrem no solo existem aqueles que obtém recursos alimentares predando uma série de invertebrados, inclusive outros nematoides. Basicamente esses nematoides utilizam duas estratégias ao se alimentarem dos demais nematoides. Aqueles que têm como característica do aparelho bucal a ocorrência de uma abertura bucal ampla e servida de inúmeros dentículos utilizam essa cavidade e seus músculos para se aderirem à presa e sugar-lhe o conteúdo. Nematoides da ordem Mononchida (Mononchus sp., Michonchus sp., etc) utilizam dessa estratégia. 

Outra estratégia é utilizada por nematoides das ordens Dorylaimida (Labronema sp. e Eudorylaimus sp., por exemplo) e Tylenchida (Seinura sp.), que utilizam um estilete robusto para penetrar e sugar o conteúdo de sua presa.

Os nematoides predadores (= carnívoros) são muito importantes em estudos ecológicos de comunidades de nematoides por serem altamente sensíveis a distúrbios, geralmente apresentando valores c-p 4 ou 5, embora algumas famílias possam apresentar até valores c-p 2. No solo são importantes por funcionarem como uma "via" na transferência energética para níveis mais elevados na cadeia trófica.

Os vídeos abaixo apresentam nematoides que se utilizam dos dois arsenais de alimentação. O primeiro apresenta um nematoide do gênero Mononchus e o segundo vídeo apresenta um nematoide do gênero Labronema. Ambos vídeos são propriedade do Professor Dr. Howard Ferris (University of California, Davis) e estão disponíveis no site NEMAPLEX.



Um comentário:

  1. Tenho uma dúvida. Eles são úteis para controle de pragas? Existem pragas que ficam na raiz da planta. Se a resposta for sim, como posso adquiri-las, é vendido em qualquer loja agro?

    ResponderExcluir