quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Aphelenchoides sp se alimentando de uma hifa

Nematoides pertencentes ao gênero Aphelenchoides podem causar sérios danos a diversas culturas agrícolas, se alimentando das folhas dessas plantas. Aphelenchoides besseyi causa a doença conhecida como "ponta branca'', em cereais, principalmente trigo. Outra espécie importante é Aphelenchoides ritzemabosi, que causa danos em diversas plantas, incluindo ornamentais.

Entretanto, algumas espécies desse gênero não se alimentam de plantas, consumindo hifas de fungos no solo e interferindo em processos como a decomposição de matéria orgânica e a ciclagem de nutrientes.

Dessa forma, em estudos ecológicos de comunidades de nematoides, embora geralmente esse gênero seja classificado como fungívoro, é importante se considerar a cultura presente no campo e sua relação com espécies fitoparasitas, além de demandar uma identificação mais precisa, além do nível genérico geralmente utilizado.


Abaixo, um vídeo do Dr. J. D. Eisenback (Mactode Publications), onde um nematoide do gênero Aphelenchoides se alimenta de uma hifa.


Um comentário: