As funções ecológicas dos nematoides no solo incluem a decomposição de matéria orgânica, a mineralização de nutrientes, a degradação de toxinas e a regulação da população de micro-organismos, podendo estimular o desenvolvimento de plantas.
Em cadeias alimentares, alguns consumidores como os nematoides podem ser relativamente pouco importantes para o fluxo de energia com base na respiração, porém podem realizar um papel importante como reguladores das taxas ou velocidades de caertas reações e transformações. As dinâmicas populacionais de nematoides fungívoros e bacteriófagos (= microbiófagos) tendem a se sincronizar com aquelas dos micro-organismos dos quais esses nematoides se alimentam, o que afeta os processos desempenhados por esses micro-organismos.
Isso ocorre porque os nematoides desempenham os seguintes papéis:
- nematoides transportam micro-organismos para microhabitats do solo que contêm mais e melhores recursos ou fontes de alimento, promovendo assim o aumento no crescimento microbiano;
- nematoides fornecem excretas e alimento parcialmente digerido como fonte de energia para micro-organismos;
- nematoides fungívoros ingerem hifas senescentes, removendo metabólitos secundários responsáveis pela inibição do crescimento fúngico e;
- nematoides microbiófagos, quando presentes em populações não muito altas, aceleram o crescimento microbiano.
A aceleração do crescimento microbiano, decorrente da alimentação de nematoides em nível ótimo, ocorre por meio da manutenção de micro-organismos (bactérias) na fase logarítmica de crescimento populacional,e promove um maior crescimento microbiano, como resposta compensatória a essa alimentação.
Quando nematoides microbiófagos são muito abundantes, sua alimentação pode prejudicar o crescimento das populações microbianas, mas essa situação é considerada de ocorrência pouco provável . Por exemplo, cerca de 30% das bactérias ingeridas por nematoides não são digeridas e assimiladas, permanecendo vivas após a excreção.
Outra importante função dos nematoides no solo está relacionada à redistribuição de recursos, de forma mais assimilável para outros consumidores, estimulando populações de certos micro-organismos. Até 40% do carbono ingerido por nematoides bacteriófagos é liberado pela cutícula na forma de CO2, que retorna à atmosfera e é disponibilizado para a fotossíntese e o nitrogênio é excretado na forma de amônia, disponível para as plantas e para a população bacteriana no solo.
Além dos nematoides microbiófagos, o grupo dos predadores regula a mineralização de nutrientes alimentando-se de pequenos animais no solo, inclusive nematoides microbiófagos, constituindo, portanto, um grupo pelo qual os recursos passam para níveis tróficos superiores na cadeia alimentar.
Para maiores informações, consulte:
- BONGERS, T.; FERRIS, H. Nematode community structure as a bioindicator in evironmental monitoring. Trends in Ecology and Evolution. 1999.
- FERRIS, H. Contribution of nematodes to the structure and function of the soil food web. Journal of Nematology. 2010.
- FU, S.; FERRIS, H.; BROWN, D.; YEATES, G.W. Does the positive effect of nematodes on the biomass and activity of their bacteria prey vary with nematodes species and population size? Soil Biology and Biochemistry. 2005.
- GOULART, A.M.C. Diversidade de nematoides em agroecossitemas e ecossistemas naturais. Planaltina: Embrapa Cerrados. 2007.
Muito bom
ResponderExcluirÓtimo texto, me ajudou no meu trabalho de biologia! (:
ResponderExcluirFico feliz que o texto tenha te ajudado no trabalho. Agora também estou disponibilizando minhas apresentações no SlideShare (http://www.slideshare.net/giovaniarieira). Bons estudos e continue participando!
Excluirsó gostaria que o senhor disponibiliza-se os nomes das micrografias , e se posso usa-las como referencia para o meu trabalho ....
ExcluirObrigado adorei! Me ajudou muito.
ResponderExcluirAgradeço a clareza na apresentação 💎
ResponderExcluirlegal
ResponderExcluirParabéns, obrigado
ResponderExcluir