Ferris et al. (2001) apresentaram uma proposta de utilização de novos índices para caracterizar comunidades de nematoides, com base na presença e abundância de determinadas “guildas”, que podem ser consideradas importantes indicadoras da condição ecológica do solo, especialmente com relação a cadeias alimentares. No caso de nematoides, uma “guilda funcional” é um conjunto de grupos taxonômicos com o mesmo hábito alimentar e com a mesma função na cadeia alimentar.
Além disso, cada “guilda funcional” reúne nematoides que apresentam o mesmo valor c-p, de 1 a 5. Os autores apresentaram três condições de cadeias alimentares e identificaram as “guildas funcionais” de nematoides associadas, as quais são indicadoras da condição da cadeia alimentar no solo.
Foi descrita como basal a cadeia alimentar que foi reduzida em função do estresse, incluindo limitações de recursos, condições ambientais adversas ou contaminação recente. Como estruturada a cadeia alimentar na qual os recursos são mais abundantes ou onde a recuperação de estresse está ocorrendo. Uma cadeia alimentar torna-se enriquecida quando ocorre perturbação ou distúrbio e os recursos tornam-se disponíveis por causa da mortalidade de organismos, alterações no ecossistema ou por mudanças ambientais favoráveis.
Dessa forma, calcula-se o Índice de Estrutura (SI), o Índice de Enriquecimento (EI), e o Índice Basal (BI), segundo as fórmulas na figura, em que e, s e b são as abundâncias de nematoides de guildas que representam enriquecimento, estrutura e condição basal, respectivamente.
Assim, as guildas que representam enriquecimento são: bacteriófagos com valor c-p igual a 1 (Ba1) e micófagos com valor c-p igual a 2 (Fu2). As guildas que representam estrutura são: bacteriófagos com valor c-p entre 3 e 5 (Ba3, Ba4 e Ba5), micófagos com valor c-p entre 3 e 5 (Fu3, Fu4 e Fu5), onívoros com valor c-p entre 3 e 5 (Om3, Om4 e Om5) e predadores (carnívoros) com valor c-p entre 2 e 5 (Ca2, Ca3, Ca4 e Ca5). As guildas que representam condição basal são: bacteriófagos com valor c-p 2 (Ba2) e micófagos com valor c-p 2 (Fu2). Esses componentes são calculados com base na abundância das “guildas” respectivas (n) e seus pesos específicos (k).
Além disso, foi proposto o Índice Canal (CI), que representa a via de decomposição predominante de matéria orgânica na cadeia alimentar do solo.
Para maiores informações, consulte:
- Ferris, H., Bongers, T., De Goede, R.G.M. 2001. A framework for sol food web diagnostics: extension of the nematode fauna analysis concept. Applied Soil Ecology. 18: 13-29.
Nenhum comentário:
Postar um comentário