terça-feira, 26 de março de 2013

Híbridos de goiabeira resistentes a Meloidogyne enterolobii

Uma nova pesquisa coordenada pelo Dr. Carlos Antônio Fernandes Santos (Embrapa Semiárido), com a participação de Soniane Rodrigues da Costa, estudante de doutorado da Universidade Estadual de Feira de Santana (foto ao lado) vem apresentando resultados interessantes para os produtores de goiaba da região do Vale do São Francisco que sofrem com ataques de Meloidogyne enterolobii.

Na pesquisa foram realizados quase 1500 cruzamentos de goiabeira com araçazeiro, espécie da família da goiabeira, que apresentou resistência ao nematoide, gerando-se em torno de 10 híbridos com resistência ao nematoide. 


Segundo o pesquisador, a próxima etapa é a liberação de autorização do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) para que os materiais sejam testados em áreas de produtores. A expectativa da equipe é de que a pesquisa seja concluída em torno de 15 meses. Após essa fase, a tecnologia poderá ser disponibilizada para os setores de transferência de tecnologia e mercado da Embrapa, que viabilizarão a mesma para produtores de goiaba do Vale do São Francisco.

Estima-se que o nematoide inviabilizou nos últimos anos quase 70% do plantio da região, gerando um prejuízo de mais de R$ 200 milhões e diminuindo em quase 7 mil o numero de empregos na agricultura irrigada em Petrolina e região.


Nenhum comentário:

Postar um comentário