segunda-feira, 23 de maio de 2011

Grupos tróficos de nematoides nos solos

Embora os nematoides fitoparasitas sejam os mais conhecidos e estudados em todo o mundo em virtude dos grandes prejuízos que causam à agricultura, no solo a maioria dos nematoides utilizam outros recursos alimentares. Desde a publicação, em setembro de 1993 do trabalho Feeding Habits in Soil Nematode Families and Genera - An Outline for Soil Ecologists no Journal of Nematology (referência no final deste post) têm crescido os estudos envolvendo os diversos grupos tróficos de nematoides do solo.
Esses grupos podem ser facilmente distinguidos com base na morfologia do estoma-esôfago, havendo estreita relação entre os recursos alimentares e sua morfologia.
Assim, ocorrem, basicamente, oito grupos de nematoides no solo, sendo estes:
a) Parasitas de plantas (Plant feeding): se alimentam de plantas vasculares utilizando um estilete estomatostílico (Tylenchinae) ou odontostílico (Dorylaiminae). Envolve os gêneros Meloidogyne, Heterodera, Pratylenchus, Rotylenchulus, Globodera, Bursaphelenchus, Radopholus, entre outros.
b) Fungívoros ou micófagos (Hyphal feeding): se alimentam de hifas de fungos, perfurando-as com estiletes rudimentares. Nesse grupo ocorrem certas espécies de Aphelenchus, Aphelenchoides e Tylenchus.
c) Bacteriófagos (Bacterial feeding): são aqueles nematoides que utilizam células bacterianas como recurso alimentar, como Rhabditis, Alaimus e Diplogaster.
d) Ingestores de substrato (Substrate ingestion): nematoides que obtém seu alimento de substratos onde ocorre o crescimento de bactérias. São raros nos solos, restringindo-se a diplogasteridas e o gênero Daptonema.
e) Carnívoros ou predadores (Animal predation): grupo ao qual pertencem todos os nematoides que se alimentam de invertebrados, como rotíferos, protozoários e até mesmo outros nematoides. Gêneros típicos são Mononchus, Nygolaimus, Seinura e Labronema.
f) Algívoros (Unicellular eucaryote feeding): inclui, além daqueles que se alimentam de algas os nematoides que têm como recurso alimentar principal esporos de fungos.
g) Parasitas de animais (Dispersal or infective stages of animal parasites): são os parasitas de animais que possuem algum estádio de desenvolvimento no solo, onde geralmente se alimentam de fungos ou bactérias, como ocorre com Heterorhabditis. Nesso grupo estão inclusos os nematoides entomopatogênicos.
h) Onívoros (Omnivorous): uma combinação de a-f, representado por nematoides que têm mais de uma fonte alimentar principal durante as fases de seu ciclo de vida.
Cada grupo desempenha papéis fundamentais na cadeia trófica do solo, sendo os principais grupos os parasitas de plantas, os bacteriófagos, os fungívoros, os predadores e os onívoros. Nematoides bacteriófagos e fungívoros, por regularem as populações da microbiota, interferem em diversos processos, como a decomposição de matéria orgânica e a ciclagem de nutrientes enquanto os nematoides predadores e onívors são importantes no fluxo energético para níveis mais elevados na cadeia trófica.

Para maiores informações consulte: Yeates, G. W.; Bongers, T.; De Goede, R. G. M.; Freckman, D. W. and Georgieva, S. S. 1993. Feeding Habits in Soil Nematode Families and Genera - An Outline for Soil Ecologists. Journal od Nematology. 25(3): 315-331.



Fotos retiradas de: 
  • Viketoft, M. 2007. Soil Nematode Communities in Grasslands: Effects of Plant Species Identity and Diversity. Doctoral thesis. Swedish University of Agricultural Sciences, Uppsala, Sweden. 37p.
  • Ferris, H. NEMAPLEX, University od California, Davis.



Um comentário: